Recursos Humanos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um bom ambiente de trabalho

Ir para baixo

Um bom ambiente de trabalho Empty Um bom ambiente de trabalho

Mensagem  Patrícia Taize Justino Sex Jul 08, 2011 9:41 am

Olá Gente!!!

Hoje vou comprartilhar um artigo muito bacana da autora e consultora Célia Leão!!!

Espero que gostem!!!


Seu espaço de trabalho não necessariamente é uma reunião de amigos, pois as pessoas que rodeiam você estão ali escolhidas pela capacidade profissional, e não pelas afinidades pessoais que possam vir a ter. Com a pressão do dia-a-dia, essa convivência às vezes fica mais difícil do que deveria. O que fazer quando você não está se dando bem com os colegas corporativos? O primeiro passo é básico: analise por que isso está acontecendo. Se o problema é porque seu colega anda negligenciando suas obrigações e sobrecarregando você, acho que o melhor é chamá-lo para uma conversa educada.
Agora, se perceber que entre você e o colega não há afinidade, desenvolva a sua capacidade de conviver com o diferente e pense que seu espaço de trabalho não é a sala de sua casa. Nela, você convive com pessoas queridas. No ambiente corporativo, precisamos ter maturidade para lidar com quem não é amigo, sem deixar a educação de lado. Isso é parte do savoir-vivre, a sabedoria de viver. Se você já tentou tudo isso, mas o clima ainda anda pesado, talvez seja tempo de pensar em mudar de ares. Tenho uma amiga que, após sair da empresa onde estava, entre outras coisas, por esse motivo, rejuvenesceu, está mais feliz e tranqüila. E melhor: ganhando muito mais do que na empresa anterior.
E quando um colega está pegando no seu pé? Exponha, pontualmente, todas as situações em que ele passou da medida. Feito isso, pergunte se há algo que os dois possam fazer para que o relacionamento melhore. Nos dois casos, se nada resolver, o jeito é conversar com a chefia. Sem emoções, mas apresentando o assunto com exemplos práticos e reais — e peça providências. Só seus superiores têm a responsabilidade de cobrar coisas. Por último, não importa quão grossas as pessoas sejam com você, siga sem se desviar de suas crenças e trate-as da maneira mais educada possível. Lembre-se que, quem grita primeiro, sempre perde a razão.
(Célia Leão é autora de Boas Maneiras de A a Z (Editora STS) e consultora de etiqueta empresarial. etiqueta@abril.com.br)

Patrícia Taize Justino

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos